Uma das maiores queixas com o especialista em pé, é a fasceíte plantar. Esta é uma condição em que o paciente apresenta uma dor intensa na sola do pé, geralmente em uma região do calcanhar, causada por uma inflamação do tecido chamado fáscia plantar.
Apesar de não ser o termo técnico a ser usado, muita gente conhece a fasceíte plantar como ‘esporão’, pelo fato de que em cerca de 50% dos casos de fasceíte, há nos exames de imagem uma calcificação no calcâneo que se assemelha à um esporão.
Esse problema pode ser causado por diversos motivos, como obesidade, uso de calçados inadequados, longos períodos de caminhada ou corrida.
É comum que as dores piorem à noite, pela fadiga do dia, e tem também como característica, uma dor no calcanhar logo pela manhã ao acordar dar os primeiros passos, normalmente mais concentrada no centro do calcanhar, dando uma impressão de ter pisado em uma pedra pontuda. Outro sintoma que pode estar presente é uma sensação queimação local, além de dor na região do Tendão de Aquiles e na musculatura da panturrilha.
O tratamento de fasceíte plantar pode ser extenso, ultrapassando 6 meses em alguns casos.
Algumas opções para tratar a doença são analgésicos e anti-inflamatórios para efeitos mais imediatos, e a fisioterapia motora associada ao uso de calçados corretos e adequação de atividades. Há possibilidades de tratamentos complementares com o uso de órteses, ondas de choque, infiltrações e eventualmente cirurgias para os casos mais persistentes.